Principal
Main
Novidades
News
Quem somos
About Us
Objetivos
Informações
Equipe de Adestramento
IPO Team
DOBERMANN
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
MALINOIS
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
Fotos
Pictures
In memoriam
Links
Contato
Contact Us
 
 

 

. : OBJETIVOS : .

E NOSSA OPINIÃO SOBRE CRIAÇÃO DE CÃES DE TRABALHO

Em primeiro lugar buscamos por cães que tenham altos impulsos (drives), em especial de caça (prey e play), e que sejam calmos, o que significa um cão equilibrado, que só vai "ligar" quando for acionado algum impulso. Não gostamos de cães agitados (freqüentemente agitação é confundida com impulso/drive), nem letárgicos. Geralmente o cão que tem alto impulso de caça, será também possessivo - o que gera dureza quando o cão tem bons nervos. Assim é possível fazer qualquer tipo de trabalho.

Agressão é um drive natural e que pode ser acionado sempre que necessário, por isso buscamos cães com drive médio de agressão. Entendemos que se o cão tem agressividade em excesso, esse impulso será acionado no momento errado e isso pode atrapalhar o trabalho. Além de outros aspectos, cães agressivos não possuem bons nervos (são instáveis). Temos notado também que cães muito agressivos geralmente produzem filhos nervosos.

Procuramos cães que mordam a luva sem mastigação por acreditarmos que geralmente é um problema genético (portanto será passado aos filhos). Um cão que morde firme, sem mastigação, geralmente produz filhos com essa mesma característica. Uma mordida forte e estável também indica bons nervos, algo extremamente importante quando se pensa em criação de cães de trabalho.

A parte mental é de extrema importância. De nada adianta ter a melhor estrutura do mundo com um temperamento que deixa a desejar. Procuramos exemplares sempre dentro do padrão oficial da raça e gostamos de cães fortes, com boa substância óssea e muscular (quem não?). No entanto, a força é resultado principalmente do temperamento, e por isso nosso foco é sempre o psicológico do animal. Há cães enormes e que teoricamente seriam muito fortes, mas que não são capazes de exercer qualquer força devido ao temperamento fraco... enquanto há cães às vezes pequenos e compactos que são capazes de exercer uma força enorme: é o poder da mente (temperamento).

Damos muito valor às matrizes, acreditamos que não é possível produzir bons cães de matrizes medianas ou ruins, e talvez elas sejam até mais importantes que o padreador. Temos visto, no mundo todo, resultados variados de ninhadas do mesmo padreador com matrizes diferentes - as boas reprodutoras sempre produzem melhores filhotes, mesmo com um padreador mediano. A saúde e o instinto materno são muito importantes também. Uma cadela que tenha grandes qualidades e seja uma "boa mãe" terá muito mais chances de produzir bons cães, sem esquecer da influência da linha de sangue e do padreador, claro.

No quesito saúde, fazemos todo o controle possível para que possamos produzir cães cada vez mais saudáveis em todos os sentidos. Além de outros problemas (como displasia coxofemoral), tanto o Dobermann quanto o Pastor Alemão são raças com histórico de problemas na coluna vertebral, que cada vez aparece mais cedo e existem muitos indícios de que seja genético, mas poucos criadores se preocupam.


Este site foi criado e é atualizado por: / This website was created and is updated by: Kathleen Schwab
O uso de qualquer material contido neste site deve ser requerido e usado apenas se autorizado.
Canil Phanomen ©1997-2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / ALL RIGHTS RESERVED