Principal
Main
Novidades
News
Quem somos
About Us
Objetivos
Informações
Equipe de Adestramento
IPO Team
DOBERMANN
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
MALINOIS
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
Fotos
Pictures
In memoriam
Links
Contato
Contact Us
 
 

 

. : INFORMAÇÕES : .

O que é o Adestramento?
Como funciona e quais as vantagens em adestrar meu cão?


Adestrar é, basicamente, ensinar o animal a obedecer comandos. Educação é o principal, por isso procure um profissional que tenha um programa de adestramento/treinamento diferenciado para filhotes novos, normalmente chamado de "educação de filhotes" ou "adestramento para filhotes". A educação básica do dia-a-dia é o primeiro passo, é o alicerce para o adestramento ter grande sucesso. Por isso orientamos todos os proprietários a dar bastante importância a esse aspecto quando o filhote chega ao novo lar. Uma prova da importância da educação básica é o fato de que raramente encontramos um cão muito bem adestrado que não tenha sido bem educado!

Procure iniciar o adestramento o mais cedo possível, assim o aprendizado será mais fácil e rápido. Como antes de todas as vacinas não se deve sair com o filhote na rua, o treinamento pode começar dentro de casa. Um cão em fase de adestramento funciona quase como uma pessoa na escola, o aprendizado ocorre passo a passo e conforme ele aprende é necessário estar sempre praticando para assim fixar os exercícios. O aprendizado pode ser mais lento conforme avança a idade, mas é perfeitamente possível adestrar cães de qualquer idade.

O adestramento deve ser feito sempre a favor do instinto do cão, facilitando o aprendizado. Jamais devemos usar a violência para ensinar qualquer animal. Um animal bem educado e/ou treinado deve obedecer para agradar, por respeito e amor ao seu dono, e não por medo.

Por que adestrar? Porque o adestramento é muito útil, inclusive para quem quer apenas um companheirão! O adestramento é excelente para o entrosamento do cão com o dono: quanto mais o cão aprende, mais prazeroso se torna o relacionamento e convivência com ele. Afinal, é muito melhor passear com um cão que não fique puxando a guia, que saiba que deve sentar e esperar ao lado de seu dono para atravessar a rua, além de tantas outras situações em que um cão treinado faz toda a diferença. São múltiplas as utilidades do adestramento, e esse aprendizado deve ser usado no dia-a-dia, dentro de casa ou na rua. Um cão adestrado é tranqüilidade e orgulho para o dono, além de significar segurança para ambos.

Cães entendem tudo aquilo o que é claro para eles, especialmente vindo de linguagem corporal: eles agem assim e entendem dessa forma. Por isso fazemos o adestramento, para suprir a nossa necessidade de nos comunicar por voz, ensinando aos cães o que significa cada palavra e premiando os acertos ou punindo os erros sempre com auxílio da linguagem corporal (expressão facial, postura corporal, gestos, etc.). Devemos sempre lembrar que na comunicação com nossos amados cães, o não deve ser sempre não, jamais estando acompanhado de qualquer agrado e o sim deve ser sempre sim, estando positivamente reforçado para melhor entendimento, ficando claro o que queremos e permitindo aos nossos cães que nos retornem da forma que gostaríamos.

Não existe talvez para os cães, é sim ou não. O que o adestramento nos permite e está nisso uma das suas grandes vantagens e utilidades, é ensinar comandos específicos para assim não gerar conflito no entendimento. Como a questão de pular em você: sem qualquer comando, o cão entende que pode ou não pode pular e pronto, não vai entender "agora pode" ou "hoje não"! Se pode pular um dia, vai querer pular sempre! O adestramento nos permite ensinar os cães a pular somente quando permitimos, através de comando específico com gestos ou fala, como "pula" ou "vem no colo". Tudo é simples, fácil e eficaz quando sabemos como lidar com os cães, os complicados somos nós humanos!!!

Kathleen Schwab
phanomen@gmail.com


Este site foi criado e é atualizado por: / This website was created and is updated by: Kathleen Schwab
O uso de qualquer material contido neste site deve ser requerido e usado apenas se autorizado.
Canil Phanomen ©1997-2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / ALL RIGHTS RESERVED