Principal
Main
Novidades
News
Quem somos
About Us
Objetivos
Informações
Equipe de Adestramento
IPO Team
DOBERMANN
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
MALINOIS
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
Fotos
Pictures
In memoriam
Links
Contato
Contact Us
 
 

 

. : INFORMAÇÕES : .

COMPORTAMENTO e EDUCAÇÃO

Muito ou pouco carinho?

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, carinho não faz mal! Nunca! O que é prejudicial ao cão, além da falta de educação (assim como crianças, cães precisam sim ser educados pelos seus responsáveis), é criar dependência (por exemplo só comer na mão por ter sido acostumado assim) e tratá-lo de tal forma a anular seus instintos. Não podemos nunca nos esquecer de que cães são cães e eles são muito felizes assim! Um cão pode SIM ser como um filho mas será sempre um filho CANINO com atitudes e inteligência caninas, e isso significa que não deve ser tratado como humano. É questão de bem estar e respeito ao seu cão.

Educação é a chave, todos sabemos, e isso jamais vai mudar. Dar carinho não quer dizer deixar de educar. O segredo é dar o carinho na hora certa, pois ele é capaz de educar. O que traz problemas é o carinho no momento errado, isso sim deseduca, porém não é culpa do carinho e sim do dono que estimula e incentiva o indesejado sem perceber! O que traz problemas é a falta de educação/disciplina e não o excesso de carinho. Disciplina é essencial para um convívio prazeroso com seu cão.

Muitas pessoas resistem a tratar e tentar entender seus cães como cães! É muito comum vermos cães muito mal educados latindo sem parar e seus donos acariciando-os freneticamente e dizendo "fique calmo", sem surtir qualquer efeito. Cães absorvem primeiro e com enorme facilidade a linguagem corporal (afinal é assim que os cães se comunicam), porém o significado das palavras ditas jamais será absorvido nessa situação. Por isso eles entendem o carinho como um reforço positivo para a atitude de latir e continuam até mais animados, ignorando qualquer outra coisa.

Apesar de muitas vezes nossos cães mostrarem entender o que falamos, não se esqueça de que eles são cães e se não existir qualquer controle nos momentos de excitação, não vão ouvir! Sentem o carinho, entendem que não estão fazendo nada de errado (pelo contrário, estão sendo recompensados!) e não prestam a mínima atenção no resto, continuam fazendo o que bem entendem.

Os cães entendem tudo aquilo o que é claro para eles, especialmente vindo de linguagem corporal: eles agem assim e entendem dessa forma. Por isso fazemos o adestramento, para suprir a nossa necessidade de nos comunicar por voz, ensinando aos cães o que significa cada palavra e premiando os acertos ou punindo os erros sempre com auxílio da linguagem corporal (expressão facial, postura corporal, gestos, etc.). Não existe talvez para os cães, é sim ou não e o carinho pode e deve ser um aliado nesse aprendizado.

Do lado oposto daqueles que gostariam e até tentam transformar seus cães em pessoas, estão aqueles que por vezes se esquecem que cães também pensam e sentem. Ter um cão não significa apenas colocar uma vasilha de água e uma de comida, ele não é uma máquina em que basta pôr combustível para funcionar perfeitamente. Todo cão precisa de carinho (inclusive para que faça guarda com mais determinação) e educação, devendo ser uma extensão da família, não devendo ficar excluído e nem preso a maior parte do tempo. E provavelmente você não quer ter uma arma descontrolada que pode disparar por um pequeno descuido. Pense nisso.

Kathleen Schwab
phanomen@gmail.com


Este site foi criado e é atualizado por: / This website was created and is updated by: Kathleen Schwab
O uso de qualquer material contido neste site deve ser requerido e usado apenas se autorizado.
Canil Phanomen ©1997-2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / ALL RIGHTS RESERVED