Principal
Main
Novidades
News
Quem somos
About Us
Objetivos
Informações
Equipe de Adestramento
IPO Team
DOBERMANN
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
MALINOIS
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
Fotos
Pictures
In memoriam
Links
Contato
Contact Us
 
 

 

. : INFORMAÇÕES : .

ZTP

ZTP é a abreviação de Zuchttauglichkeitsprüfung (Zucht-Tauglichkeits-Prüfung) = Prova de Aptidão para Criação (ela seleciona/identifica os cães aptos a reproduzir).

O que é?
É uma prova criada e exigida pelos clubes alemães para todos os cães de trabalho que forem acasalar, atualmente obrigatória em vários países pelos seus clubes especializados (por vezes com outra nomenclatura, mas a prova é similar).
Cada clube de raça tem suas próprias exigências, mas trata-se de uma prova básica que avalia se a estrutura e o temperamento do cão estão dentro do que pede o Padrão da Raça, tornando o cão apto a reproduzir.

Para que serve?
O propósito da prova é identificar aqueles exemplares que estão dentro das exigências do padrão da raça, sendo assim, apropriados para a criação.

Quais os pré-requisitos?
Geralmente é necessário que o cão tenha idade mínima de 12 meses, identificação permanente (tatuagem ou microchip), tenha sido aprovado em prova de BH (prova básica de obediência para todas as raças, que avalia inclusive se o cão é sociável) e tenha as articulações radiografadas, comprovando ser isento de displasia. Alguns clubes têm mais exigências, pedem mais exames de saúde, etc.

Como funciona a prova?
A prova é dividida em duas partes principais: uma análise da conformação (estrutura) e um teste de caráter que é dividido em duas partes.

~ Veja abaixo a descrição das etapas do ZTP da raça Dobermann ~

Primeira parte - Analisando a estrutura

O cão primeiramente tem sua tatuagem ou microchip checado. O animal é pesado e medido, seus dentes e testículos são checados, e sua estrutura (cor, olhos, cabeça, etc.) é analisada, tanto com o cão parado quanto em movimento. No caso do Dobermann, a avaliação é feita de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo DV (Dobermann Verein - clube alemão), seguindo suas regras e o padrão da raça. O juiz dará atenção especial para as faltas que afetem a habilidade para o trabalho, assim como problemas graves de temperamento já poderão ser notados nessa primeira parte do teste.

Segunda parte - Analisando temperamento / caráter

1 - teste de comportamento em situações normais (do dia-a-dia)
*passagem e aproximação de pessoas, diferentes barulhos, distrações, etc.*

O condutor deverá caminhar com seu cão em diferentes direções pelo campo da prova, devendo o cão estar preso pela guia não tensionada (guia frouxa). Durante essa caminhada, cão e condutor vão passar muito perto de pessoas tanto paradas quanto em movimento. Para reproduzir situações do dia-a-dia, algumas dessas pessoas vão cumprimentar o condutor, deixar cair objetos e uma irá abrir um guarda-chuva. É formada uma "parede" de pessoas, pela qual cão e condutor deverão passar algumas vezes. Essas pessoas formam também um círculo, que fechará e abrirá sobre cão e condutor. É feito também o teste de "indiferença a tiro", em que são disparados 2 tiros a certa distância do cão.
Ao final o cão é amarrado em local já determinado pelo juiz e deixado sozinho por algum tempo, ficando o condutor fora da visão dele. O juiz se aproxima, faz diferentes movimentos, caminha em torno do cão, deixa cair sua prancheta e se abaixa para pegá-la, analisando as reações do cão na ausência do seu condutor e presença de desconhecidos.

Nessa parte do teste é ideal que o cão se mostre indiferente, mantendo-se calmo e mostrando-se seguro. O cão não deve se mostrar inseguro, amedrontado ou ter reações agressivas em nenhum momento. Nessa parte do teste é possível notar o grau de auto-confiança, segurança, controle, obediência e limiar de excitação do cão.

2 - teste para medir a aptidão para o trabalho e instinto de proteção
*trabalho de proteção / mordida*

Ataque surpresa ou Assalto
O condutor deverá, com seu cão na guia, andar em direção ao biombo indicado pelo juiz. Quando condutor e cão estão bem próximos do biombo, o figurante sai de trás do biombo e parte para cima do condutor e cão, encarando-os de frente e ameaçando-os com uma vara (a vara é um bastão flexível, fabricado especificamente para este fim). O cão deve mostrar seu instinto de proteção e proteger seu condutor, enfrentando o figurante. Assim que o cão morde, o figurante "luta" com o cão, ameaçando-o com a vara. O figurante pára de lutar (fica imóvel, cessando a luta) e o condutor vai buscar seu cão.

Ataque lançado ou Teste de coragem
Sob ordem do juiz, o figurante sai do lado oposto do campo da prova, em direção ao cão e seu condutor. O condutor segura o cão pelo colar, primeiro ordenando ao figurante que pare, e assim que o juiz ordenar ele solta seu cão para que enfrente o figurante (agressor). O figurante novamente tenta intimidar o cão lutando e ameaçando-o com a vara. Assim que o figurante cessar a luta, o condutor deve buscar seu cão, colocá-lo novamente na guia e dirigir-se ao juiz.

Nessa parte do teste de caráter é ideal que o Dobermann defenda seu "mestre" (condutor) com determinação, intrepidez e força na mordida.

Como é feita a Classificação dos cães que passam pelo ZTP?

Os APROVADOS são classificados da seguinte forma:

Para a primeira parte que avalia conformação (estrutura):

  • G - Bom

  • SG - Muito Bom

  • V - Excelente

* O mínimo para machos é SG (muito bom) e para fêmeas é G (bom), para que sejam aprovados para reprodução.

Para a segunda parte que avalia o caráter/temperamento:

  • 1A - é para cães que tenham se saído muito bem no teste, mostrando-se totalmente de acordo com todos os requisitos exigidos pelo padrão em relação ao caráter. O "1A" deve ser dado para um cão que mostre possuir bom caráter tanto em situações normais quanto na parte de proteção (mordida muito forte e firme, intrepidez, forte instinto de proteção e espírito de luta).

  • 1B - é para cães que se saíram suficientemente bem no teste e estão dentro do padrão da raça. O "1B" será dado para o cão que mostre comportamento controlado em situações normais e de proteção e também que mostre suficiente instinto de proteção e espírito de luta.

Os cães que não são aprovados se dividem em 2 grupos:

Não Apropriado para a Criação - Reprovado
São impróprios para a criação cães que se mostrem: agressivos, inseguros, nervosos, tímidos, covardes ou sem aptidão para o trabalho. Estes não poderão ser usados na criação.

Refazer o teste após 3 meses
Se existirem dúvidas sobre o caráter e comportamentos do cão durante o teste, ele deverá refazer o teste após 3 meses, para que assim não existam dúvidas no que diz respeito a solidez de seu temperamento e conformidade com o padrão da raça.
É permitido ao cão tentar novamente / refazer o teste uma única vez.

Obs: No Brasil já existem PROVAS DE TEMPERAMENTO parecidas com o ZTP e qualquer Dobermann pode participar! A prova chamada BH é realizada regularmente no Brasil e além de ser exigida para o ZTP, se assemelha à primeira parte do teste de caráter dele! Já a prova chamada CAB, apesar de não ser oficialmente reconhecida, tem a seção de proteção idêntica a do ZTP, sendo uma ótima opção para quem quer testar mas não quer preparar seu cão para provas de Schutzhund (mais exigentes)! Apesar de não existir obrigatoriedade por parte dos nossos clubes, podemos e DEVEMOS testar o temperamento dos nossos cães, pois só assim saberemos de verdade o que temos e o que estamos criando! Dispensando um pouco de tempo (as provas exigem obediência básica) é SIM possível e está ao alcance de todos!!!

Kathleen Schwab
phanomen@gmail.com


Este site foi criado e é atualizado por: / This website was created and is updated by: Kathleen Schwab
O uso de qualquer material contido neste site deve ser requerido e usado apenas se autorizado.
Canil Phanomen ©1997-2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / ALL RIGHTS RESERVED